Nessas últimas semanas me apresentaram o livro "o magus de java" o relato do grego Kostas Davos, do seu treinamento em convívio com Jon Chang, ou como é conhecido no you tube Dynamo Jack (postei o o vídeo dele há um tempo atrás).
Davos teria assistido ao documentário "ring of fire", onde o vídeo que tanto aparece no you tube foi retirado, e partira em uma jornada para aprender as habilidades fantásticas que assistiu. Depois de algum esforço (mas não muito) Davos encontra este fantástico mestre e se torna seu aprendiz e que se segue é um relato de histórias que parecem uma mistura peculiar e suspeita de filmes wushu com os livros de Carlos Castaneda.
Eu suspeito que o relato do livro seja falso, um delírio de Davos ou uma invencionice feita para sugar dinheiro dos deslumbrados. Digo isso porque os ensinamentos relatados por Davos são simplistas demais e parecem retirados de uma visita a biblioteca e não da experiência de treinar com um mestre em neidan.
Mesmo que se decida aceitar as palavras de Kostas, ele parece um adolescente deslumbrado, encantado e sonhador com histórias que escuta e pouco observador das coisas que realmente vê.
Seja verdadeiro, seja real, não o considero uma bom livro de qigong ou neidam. Focado demais na obtenção de poderes paranormais sem qualquer utilidade.
Não sou contra fenômenos ou habilidades supranaturais e acredito que a pratica de alquimia desenvolve habilidades que podem ser consideradas "superhumanas" aos olhos de outro. Mas acredito que começar um caminho de desenvolvimento espiritual calcado somente nisso como algo perigoso.
Além disso, pode ser uma perda de tempo sem tamanho. Nosso tempo é limitado e devemos ser sábios ao escolher desenvolver habilidades que vão multiplicar seus benefícios sobre nós e não apenas para satisfazer um ego exibicionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário