Outro dia assistindo ao filme "Shame" com Michal Fasbender não conseguia tirar a meditação de Lesser Kan&Li da alquimia taoísta da cabeça.
Para quem não assistiu o filme trata-se de um homem, interepretado pelo ótimo Michael Fasbender, que, a grosso modo, teria um disturbio compulsivo sexual. Explicando, ele possui uma necessidade incessante de fazer, pensar e enxergar sexo, um comportamento que apenas lhe traz um profudo sofrimento.
Penso que o filme é menos sobre um sobre um homem um distúrbio psiquiatrico e mais sobre alguém com uma força destrutiva dentro de si, o que Freud chamaria de pulsão de morte e Jung de Sombra, que não consegue controlar ou dar um destino produtivo.
E nisso tanto Freud, Jung e alquimia taoista concordam, existe na sombra, ou no nosso lado destrutivo um forte componente sexual.
No Tao existe um dizer "Shen deseja o Jing e Jing deseja o Shen". Isso significa que o espírito deseja conhecer a carne, a essência, a substância. Para os taoistas, o desejo de se livrar da carne vêm do Jing, que sonha em se livrar das amarras e limitações do corpo físico.
Partindo deste princípio, a sexualidade tem um importante papel na realização pessoal e espiritual, já que se trata de comunhão entre o espirito e a matéria. O Pai (shen), o filho (jing) e o espirito santo (o embrião imortal), fazendo uma analogia com a tradição cristã.
A meditação de Lesser kan&li é uma forma de fazer essa conexão internamente usando nosso Jing e Shen internos. Normalmente procuramos fazer essa conexão com o externo, com o Shen ou o Jing de nossos parceiros ou fazemos como o personagem de Michael Fassbender em Shame, corremos no mundo por algo que na verdade está dentro de nós.
Através dessa conexão entre Shen e Jing é possivel aplacar ou mesmo dissolver as nossas sombras internas que tem sua origem nesta dissociação Jing/Shen, e com isso conseguir certo alívio nas tensões internas.
O personagem de Michael Fassbender em "shame" é um homem atrás de sua própria alma, que não procura sentido apenas no sexo mas na sua própria existência. A analogia que fazemos do ato sexual com a palavra "comer" se aplica aqui, pois o que ele procura nos diversos relacionamentos e atividades é obter um pouco da "alma" do outro. Mas, na maior parte das vezes, só consegue atrair os que são iguais a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário