sexta-feira, 26 de outubro de 2012

As quatro primeiras etapas do processo de cultivação taoísta

O método de cultivação interna taoista como foi passado pelo ermitão nuvem branca ao mestre Matak Chia consistia inicialmente de 7 fórmulas, ou etapas, ou processos.

Abaixo vão as quatro primeiras etapas (de nove):

primeira fórmula: sorriso interno, órbita microcósmica e seis sons que curam

A base da cultivação interna taoista é a meditação do sorriso interno. Uma técnica que se aprende no básico e que desenvolve até o mais alto nível.

A órbita microcósmica é abertura dos canais de energia que ficam a frente e atrás do corpo, permintindo uma melhor circulação da energia e um melhor desenvolvimento da saúde.

Os seis sons que curam é nome dado a tecnicas de meditação com o auxílio do som que permitem ao praticante liberar o qi estagnado dos cinco grandes orgãos e do canal central.

Segunda fórmula: qi gong da camisa de ferro, aterramento, respiração óssea, qi gong primordial, tecnicas para cultivar a energia sexual e outras.

Esta fórmula continua o trabalho da anterior de prover saúde física ao praticante, como também tecnicas base de qi gong que vão permitir o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a prática da alquimia mais adiante.

Essa é provavelmente a etapa mais aberta, onde professores inserem e retiram técnicas de acordo com a sua própria necessidade e a dos alunos.

A grande maioria dos estudante que procuram iniciar a alquimia interna não passa desta etapa.

terceira fórmula: Alquimia Emocional

É aqui que o processo alquímico realmente começa, transformando as emoções negativas e alimentado as virtudes.

Quarta fórmula: Lesser Kan&Li, ou alquimia sexual interna

Nas fórmulas anteriores são abordados primeiro o corpo energético  depois o corpo emocional. aqui entramos no corpo espiritual e no desenvolvimento do embrião espiritual.

Esta formula é extremamente eficaz em conflitos sexuais, emocionais, auto sabotagem. aqui se produz um "vapor" que desobstrui bloqueios e revigora o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário