sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Qigong e o processo de cura

Cada vez mais técnicas orientais como o qigong estão se tornando populares por pessoas que procuram a melhora da saúde ou a cura de uma determinada enfermidade  Mas do que se constitui o qigong como terapia? Como funciona?

Na verdade é bastante simples. Se considera que a doença tem como causa duas coisas: 1) obstrução no fluxo de chi (energia vital), qu epode estar estagnada nos pontos vitais, nos ossos e mesmo na células docorpo; 2) falta ou perda de chi, sendo geralmente a energia sexual que apresenta problemas já que ela tem uma participação importante na energização do corpo e reprodução das células saudáveis.

Um outro aspecto que também considero importante mencionar é que diferente da medicina ocidental não existe um foco ou intenção de destruir ou atacar as partes doentes mas de energizar e fortalecer as partes saudáveis ao mesmo tempo que se pretende diminuir o fluxo de energia a partes doentes, de forma que sejam absorvidas pelas partes saudáveis.

É importante uma intenção clara e resoluta por parte da pessoa que deseja ser tratada e uma disposição para praticar qigong todos os dias, principalmente em casos extremamente graves. O qigong funciona independente da crença da pessoa em sua eficácia mas facilita não ter grande resistência. caso contrário é como tentar cruzar a linha de chegada de uma corrida com outra pessoa na frente correndo na direção contrária. simplesmente não se avança.

E e é claro, nem todos responderam a esse tipo de terapia assim como muitos não respondem a diversas técnicas consideradas tradicionais. Mas um especto interessante da terapia em qigong é que raramente entra em conflito com outras técnicas ou tratamentos usados paralelamente e na maioria dos casos auxilia estes mesmos, inclusive psicológicos.

Existem as terapias de qigong passivas e ativas. Passivas é quando o curador, geralmente através de massagens e aplicações de qi, desobstrui as passagens de qi e reenergiza os paciente. aos olhares externos é  parecido com reiki. A vantagem desse tipo de técnica é que o paciente só precisa ficar passivo e recebendo o tratamento e a desvantagem é que seu processo de cura fica totalmente dependente de um curador. Ativa é quando o curador realiza junto ao paciente técnicas e meditações focadas para a enfermidade. a vantagem é que o paciente se torna também o próprio agente da cura e pode utilizar desta técnicas mesmo na ausência do agente facilitador.

A terapia também pode ser mista, utilizando técnicas passivas e ativas.

Muitas vezes o sujeito pode vir a nunca se curar definitivamente do que o aflige  Mas a terapia de qigong pode melhorar muito a qualidade de vida e a administração da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário