quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alguns dos perigos e mitos da prática do Reiki

Continuando a minha postagem anterior vou falar sobre alguns dos mitos e perigos que exitem (e não são falados) na prática do Reiki. Eu vejo como uma forma de alcançar as pessoas mais lúcidas que porventura já são praticantes de Reiki mas que já perceberam que as coisas não são exatamente o prometido. a elas eu faço o convite a prática do qigong e levar adiante a porta que foi aberta na iniciação de reiki.

1) O Reiki é a energia primordial, energia de Deus. Continuando o que já havia dito no meu post anterior sobre o assunto afirmar que Reiki é a energia de Deus, Primordial é querer se acreditar em contato com este nível. Acredito que é o resultado do excesso de qi sobre o ego e a falta de aterramento que vejo tantos mestre e praticantes com sentimentos de onipotência.

No taoísmo, a energia primordial é Tai, o sol central. Eu não tenho muita experiência com esse nível de energia mas o que já me foi dito é uma característica da energia primordial é que ela não pode ser manipulada. O mantak Chia afirma a mesma sobre o espirito original dentro de nós, não pode ser manipulado ou modificado por forças externas.

Só pelo fato de ter símbolos que manipula sua frequência já tira o Reiki desta categoria. mas nem precisamos ir tão longe para fazer essa afirmação. Como já afirmei observo que a energia do Reiki é muitas vezes tomada pelo egos dos praticantes e as vezes resulta em um ego mais forte, onipotente. Energias de vibração mais alta dissolvem o ego/mente.

2) A aplicação de Reiki em terceiros é totalmente segura. A facilidade e a rapidez da iniciação fez com que muitos vissem uma oportunidade de trabalho com pouquissimo investimento. Centenas de terapeutas reikinianos, totalmente despreparados e muitos vezes com pouquíssima experiência viraram terapeutas profissionais as vezes uma semana depois da iniciação  completamente inadvertidos que a aplicação do Reiki em terceiros não é tão segura quanto é ensinada nos cursos.

O melhor exemplo que eu tenho é o do meu primeiro instrutor de qigong que havia começado a aprender a essas técnicas para se curar das energias negativas que havia absorvido durante inúmeros tratamentos de Reiki. ainda professor de reiki ele desenvolveu uma restrição interessante e que acho extremamente válida: Reiki é apenas para uso pessoal ou entre pessoas da mesma família central (marido, mulher filhos) já que já existe uma troca constante de energias. Para aplicar em terceiros, é necessário treinamento.

vale acrescentar que pessoas muito assediadas, moralmente ou energeticamente, normalmente tem seus limites energéticos muito mal definidos e são muita mais vulneráveis a serem capturados pela energias dos outros. Essas pessoas na minha opinião não devem tratar outras pessoas até resolverem estas questões.

3)Na aplicação do Reiki o praticante usa apenas a energia externa, e não a sua própria energia. Continuação do que foi dito acima. Depois que os canais foram abertos fazer esse tipo de controle pode ser muito difícil para a maioria das pessoas.

4) A iniciação só pode ser feita por um canal autorizado. Se é assim quem fez a primeira iniciação em Mikao Usui? A energia do Reiki é como uma cachoeira, quem conseguir achar pode se banhar. O que os mestre iniciáticos fazem é distribuir canudinhos, acessos a essa fonte. Mas não quer dizer que as pessoas não possam alcança-las por conta própria.

Dito isso, acho que quem é interessado deve procurar um professor físico e presencial e evitar as diversas iniciações gratuitas que pipocam pela internet. Essas iniciações gratuitas online são como baixar programas ilegais, as vezes você consegue a coisa certa, as vezes pode entrar um vírus e outras você pode baixa gato por lebre. E como  a maioria das pessoas não dispõe de um antivírus para este caso acredito ser melhor não correr riscos

Um comentário: